terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA E.F-6º ao 9º

Queridas colegas professoras, este ano nós vamos começar a todo o vapor, além de trabalharmos a prevenção da dengue logo na primeira semana, o mês de março traz datas que devemos lembrar, como o dia internacional da mulher, dia da escola, dia do circo e no finalzinho do mês, a páscoa, vou postar algumas atividades para facilitar o trabalho de vocês.



sugestão para os professores de 6º ao 9º ano
Dia Internacional da Mulher
Aproveite a comemoração da data para fazer um uma dinâmica diferente que ajude a valorização das meninas da classe: peça que cada uma delas escreva em um cartão quais as suas principais características, físicas e de personalidade.

Esses cartões não podem conter os nomes das autoras. Em seguida devem ser dobrados e colocados em uma caixa. Dando continuidade, cada menino da sala vai pegar um dos cartões, ler as características em voz alta e descobrir quem escreveu.

Depois de descobrirem de quem se trata, eles podem complementar com mais aspectos positivos a respeito daquela menina.
Sugira também que depois os meninos programem uma homenagem para as garotas depois dessa dinâmica.

Outra atividade interessante é usar histórias em quadrinhos e pesquisar sobre as características das personagens femininas das histórias. Será que as garotas da sala se identificam com elas?

Para organizar essa atividade, você deverá separar vários gibis, distribuí-los aos alunos e pedir que, ao lerem as histórias já tracem o que percebem sobre as características das personagens femininas.

Depois disso, eles deverão ler o que selecionaram e relacionar com as alunas da sala, mostrando o porquê da identificação.

A mulher de hoje já evoluiu muito! Já tem um espaço garantido na sociedade e para que os alunos percebam essa realidade, peça que pesquisem sobre qual o papel atual da mulher na sociedade brasileira.

Uma das fontes de pesquisa pode ser o site:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/
mulherhoje.html

O Dia Internacional da Mulher é também marcado pelo apoio a não violência contra a mulher, assim, para conscientizar os alunos com relação a este problema, organize uma pesquisa sobre "violência contra a mulher" e quais as formas de combatê-la.

A pesquisa poderá culminar em um debate em sala, apontando os problemas e sugerindo soluções.

Realizar uma palestra convidando a delegada responsável pela Delegacia da Mulher em sua cidade também pode ser uma forma importante de esclarecer sobre os direitos da mulher.

Para que os alunos possam conhecer uma das histórias reais de luta das mulheres, programe a exibição do filme “Anjos Rebeldes” que conta a trajetória de um grupo de mulheres da Filadélfia, EUA, para a conquista do direito de voto e participação política na sociedade.

Um debate posterior ajudará a relacionar o filme com o conteúdo trabalhado.
Você poderá ler a sinopse detalhada no site:
http://www.filmesdecinema.com.br/
filme-anjos-rebeldes-302/
FONTE: SMARTISKIDS.COM.BR e lá tem muito mais, visite o site

Nenhum comentário: